Muitas pessoas querem adequar o carro ao seu estilo, por isso ter um carro tunado está cada vez mais comum. Veja o que precisa para tunar seu carro.
No melhor estilo “velozes e furiosos”, os carros tunados ganham centenas de admiradores anualmente. Incrementar o carro com diferentes peças, componentes que melhorem o desempenho do motor, da aerodinâmica ou apenas para ficar mais bonito, o maior objetivo dos donos é que eles chamem atenção e fiquem o mais exclusivo possível.
Mas é preciso ter cuidado e limite na hora de deixar seu carro tunado, pois o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) proíbe componentes como motor exposto, portas que abrem para cima e suspensão hidráulica. Mas as regras variam entre os estados e se, o seu objetivo é utilizar a máquina apenas para mostrar durante feiras e exibições e sem andar com ela na rua, pode fazer a tunagem que quiser.
Para fazer tantas mudanças é preciso de dinheiro. Muitas vezes o consumidor gasta muito mais do que o valor pago pelo carro. Será que vale a pena?
Vantagens e desvantagens de ter um carro tunado
Vantagens de ter um carro tunado
• É exclusivo. Você coloca as peças que quiser e o deixa diferente de outros do mesmo modelo e versão.
• É possível gastar menos e comprar um carro mais barato, para depois investir mais dinheiro no tuning (palavra que vem do inglês e significa afinação ou otimização), e deixá-lo a sua maneira.
• Pode mudar o motor e fazer com que o carro corra mais.
Desvantagens de ter um carro tunado
• Muitas vezes o gasto com a melhoria do motor não compensa, já que não é possível andar em alta velocidade dentro das cidades.
• Faz com que o motor dure bem menos.
• Além de gastar muito dinheiro com as peças, o dono do carro tunado gasta com mão de obra e regulamentação do carro modificado. Precisa realmente ter certeza se vale a pena e se cabe no bolso.
Como tunar seu carro
• Colocar insufilme é o principal – Precisa seguir a lei que estabelece limites.
• Mexendo no motor – A tunagem mecânica geralmente é estética. Pode ter a adição de coolers esportivos, luzes, filtros de ar coloridos, capa cromada para o motor e entre outros acessórios.
• Luz – Nos faróis é possível mudar o tipo de lâmpada para outras que geram tons azulados ou amarelados. Luzes neon, tanto do lado de dentro quanto do de fora, são outros acessórios comuns.
• Do lado de fora do carro – A moda é tunar o carro com peças de stock car. Colocando o spoiler na parte frontal, saias laterais e aerofólio na parte traseira.
• Dentro do carro – Pode customizar com acessórios para o volante, deixar o painel parecido com os de carro de corrida, mudar os bancos e entre outras mudanças.
• Carro moderno – Dá para colocar televisão, DVD, videogame e as caixas de som conectadas a um computador de bordo.
• Rodas maiores – É possível colocar aros até 28 diâmetro e com design esportivo.
• Pintura na lataria – pode usar vários tipos de tinta, com diferentes efeitos.
• Carro rebaixado – é um clássico da tunagem, mas exige trocar a suspensão e a lei não permite todos os tipos.
Tentando atrair inclusive os apaixonados por carros tunados, muitas montadoras de carros resolveram produzir modelos voltados para esses clientes.
Carros tradicionais tunados
Agile Effect – Chevrotet
Possui rodas de liga leve com aro de 16 polegadas escurecidas, saias laterais, aerofólio, spoilers dianteiro e traseiro, faróis e lanternas escurecidos, retrovisores e teto pintados em “high gloss” (preto brilhante), além de adesivos decorativos nas laterais. Preço varia entre 45 e 48 mil reais.

Twingo – Renault
A montadora deixou parecido com os Stock Cars, já que tem uma faixa de teto quadriculada que simula a bandeirada final de um grande prêmio. O para-choque dianteiro leva uma peça aerodinâmica inspirada na F1 e a traseira ganha traços esportivos com para-lamas maiores, aerofólio e difusor. O carro é vendido na Europa.

March – Nissan
O carro ganhou uma roupa mais aerodinâmica, com saias frontais e difusor traseiro, entre outras alterações. As rodas aro 16″ têm novo design e agora uma linha vermelha percorre toda a lataria do carro, dando ao produto um aspecto mais radical. O carro ainda não é fabricado no Brasil.
