Volante puxando para um lado, trepidação e pneus gastos de maneira desproporcional entre os lados ou eixos são sintomas típicos de um carro desalinhado. Os problemas que os causam podem variar, desde o desgaste natural vivendo em grandes cidades até pequenos descuidos do motorista.
Carro desalinhado: como detectar
Para descobrir se o seu carro está alinhado ou não, você deve checar o desgaste dos pneus e ver se estão todos nas mesmas condições. Outra dica é, andando em linha reta, folgar as mãos do volante para ver se o carro tende para algum lado. No caso de o volante virar sozinho, o carro está desalinhado. Eis aqui os fatores que contribuem para o desalinhamento do seu veículo.
1. Vias esburacadas
Sabemos que no Brasil não é fácil manter o carro sempre alinhado. Isso porque a má condição das vias, que sempre apresentam buracos, contribui muito para o desalinhamento. O motorista deve procurar evitar as vias esburacadas sempre que possível e checar os pneus constantemente para que não haja nenhuma diferença na calibragem.
2. Pneus descalibrados
Um fator que contribui para o carro desalinhado é a descalibração dos pneus ou calibragem irregular. Quando um dos lados ou dos pneus apresenta uma calibragem diferente dos demais, o proprietário deve calibrar novamente. Se o problema persistir, vale verificar se não há nenhum outro problema, como caroços salientes nos pneus ou até mesmo um furo. Note que um pneu descalibrado pode até mesmo prejudicar a potência do veículo e consumir mais combustível que o usual.
3. Virar o volante com o carro parado
Mexer na direção com o veículo parado ou desligado e forçá-la para os lados é um dos motivos de carro desalinhado. Isso geralmente acontece ao sair de pequenas vagas e executar pequenas manobras. Forçar a direção em excesso ou ao máximo também não é nada bom nos veículos com direção hidráulica, pois podem prejudicar as válvulas do volante.
4. Eixo torcido
Subir na guia de forma brusca ou executar manobras próximas à guia contribuem muito para o desalinhamento do veículo. Para evitar o problema, procure sempre manter uma distância de segurança das guias, evitando encostar nelas sempre que precisar manobrar. Nos casos de acidentes em que o condutor subiu na guia com muita velocidade, o alinhamento também pode ser comprometido.
5. Desgaste natural
Recomenda-se que sejam feitos os alinhamentos e balanceamentos nos veículos a cada 20 mil quilômetros. Isso porque o tempo, além da má condição das vias, pode naturalmente desviar a direção para os lados e prejudicar o desempenho do carro.
Carro desalinhado: quanto custa para corrigir
Alinhar o veículo não é um bicho de sete cabeças e é um problema de rotina que deve ser constantemente revisto pelo proprietário sempre que notar as condições descritas acima. O custo do serviço completo, de alinhamento, balanceamento e cambagem do veículo será de mais ou menos R$ 100,00. O procedimento é importante para garantir a vida útil de outros componentes e evitar desgastes irregulares de outras peças, como pneus e suspensão.