No que você deve pensar antes de comprar um carro 4×4

Potência, controle, agilidade e conforto, são algumas característica buscadas por quem quer um carro 4x4. Antes de comprar, informe-se para uma ótima aquisição.

Um carro 4×4 apresenta diversas vantagens para quem não abre mão de rodar com potência, conforto e agilidade. O segmento de veículos com tração nas quatro rodas há bastante tempo conquistou a preferência de motoristas urbanos, mesmo que sejam projetados para transitar em regiões acidentadas.

A origem dos veículos 4×4 remonta à década de 1930, quando o governo norte americano, em pleno esforço de guerra encomendou a produção de um veículo que fosse ágil e resistente ao mesmo tempo. Afinal, era necessário transportar homens e equipamentos em território acidentado e hostil, em muitos casos sob fortes bombardeios e tiroteios cerrados. Ou seja, desde seu nascimento, os carros 4×4 são guerreiros, não demorando muito para que sua utilização fosse estendida às cidades e regiões metropolitanas.

Qual a diferença de um carro 4×4

Um carro 4×4 , ou seja, que conta com tação nas quatro rodas, é dotado de sistema que distribui a força gerada pelo motor por todas as rodas do veículo, diferentemente dos veículos comuns, que têm esta força propagada do motor apenas para as rodas dianteiras. Por essa razão, normalmente são carros com motores mais potentes e de maior torque, com funcionamento a diesel e geralmente com potência estimada acima de 120 cv.

Os veículos 4×4, entre outros fatores, diferenciam-se entre si pela distribuição da força nas quatro rodas, podendo ser full time, no qual um diferencial no centro atua compensando a diferença de velociodade entre as roda, e os que não possuem esse componente. Nesse caso, são chamados de part time. Se você pretende investir num carro 4×4, procure saber como funciona a distribuição da força pelas rodas, já que cada montadora e cada modelo tem peculiaridades nesse quesito.

Quem tem direito a isenção de pedágio? Veja como funciona

O perfil do motorista

Como se trata de um veículo mais arrojado, o carro com tração nas quatro rodas se enquadra num perfil de motorista que valoriza a potência sobretudo. É um veículo também de manutenção que exige serviços especializados, já que possuem mecânica diferenciada. Outro fator a ser levado em conta é o custo do combustível, já que o diesel custa mais barato e tem autonomia por litro maior do que a gasolina.

No entanto, esse custo menor é repassado ao preço de veículo. Via de regra, é mais caro que um carro de passeio comum. Compensa, entretanto, para quem roda muitos quilômetros. Signo de status e força, um carro com tração nas quatro rodas pode ser uma ótima opção para quem busca ao mesmo tempo um veículo imponente e luxuoso.

Faça um test drive sem custos e sem compromisso. Agende já!

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...