Capitólio: o “mar” de Minas

Localizado a 275 quilômetros de Belo Horizonte, o Capitólio é uma das maiores extensões de água do mundo. Saiba mais sobre esse gigante.

1 .440 km²: o imenso lago artificial criado em 1963 para a construção da primeira hidrelétrica de grande porte do Brasil equivale a quatro vezes o tamanho da Baía de Guanabara. Seu perímetro tem quase a metade da extensão de toda a costa brasileira.

Capitólio, a 275 quilômetros de Belo Horizonte, juntamente com mais 33 municípios, é contemplada com a maior extensão de água de Minas Gerais e uma das maiores do mundo. A cidade, porém, parece ter se destacado mais em relação ao turismo. Sobre as águas límpidas do Lago de Furnas, lanchas, chalanas e escunas atraem milhares de pescadores e visitantes de diversos lugares do mundo em busca de lazer e turismo.

O maior lago artificial de Minas Gerais foi criado em 1963, na região sul/sudoeste de Minas Gerais. Curiosamente, seu surgimento causou mudanças profundas não somente na paisagem regional, mas até mesmo no curso das águas. O rio Piumhi, antes afluente do rio Grande, passou a ser, depois da represa, do rio São Francisco.

Continue lendo >>>

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...