É possível cancelar financiamento de veículos?

Não conseguir arcar com as parcelas do financiamento é algo muito comum. Saiba em quais condições o cliente pode cancelar financiamento de veículos.

Depois de ter feito o contrato do financiamento, o consumidor pode sim se arrepender e decidir cancelar financiamento de veículos. Existem várias situações que envolvem esse assunto – cancelar financiamento – e cada situação tem uma solução diferente. Quer saber em que condições o cliente pode cancelar financiamento? Confira abaixo:

Se tiver feito a compra há uma semana ou menos

Quando um potencial cliente vai a uma concessionária, ele é envolvido pela atmosfera do local e pela conversa convincente do atendente a fechar o financiamento do veículo. Atraído por parcelas baixas do financiamento, muita gente fecha o negócio sem fazer as contas e depois vê que não será capaz de honrar o compromisso.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o cliente pode desistir do financiamento num prazo de até 7 dias, mas somente se o contrato de financiamento tiver sido assinado fora do estabelecimento comercial. Como assim? Imaginemos a seguinte situação: o cliente vai até um banco para conhecer as condições de financiamento de um carro. Fica tentado com os preços e com a possibilidade de ter um carro em mãos e assina o contrato. Dessa forma, o contrato foi assinado dentro do banco, e não dentro da concessionária. Nesse caso, você pode cancelar financiamento e devolver o carro num período de até 7 dias.

Atenção: Você deve ter atenção em todos os pormenores do contrato, pois ele pode ter cláusulas que dificultem o cancelamento, e se você o assina, concorda com a cláusula. Outra coisa a ficar atento é sobre os contratos. Quem compra um carro financiado assina dois contratos: primeiro, assina um contrato direto com a concessionária e em segundo lugar, assina o contrato de financiamento com o banco. O contrato com a concessionária só se torna válido quando o financiamento for aprovado e assinado perante o banco. Daí, se o consumidor cancela o financiamento no prazo de sete dias, automaticamente, cai por terra o contrato feito com a concessionária.

É possível cancelar financiamento de veículos mesmo após uma semana

Se durante o período de pagamento do financiamento do carro, o cliente não pode mais arcar com o compromisso, ele tem o direito de cancelar financiamento de veículos. Mas é preciso ter atenção ao contrato e conferir as condições de cancelamento, muitos contratos impõem multas altas à recisão contratual. Se o cliente considerar que é melhor pagar a multa e ficar dispensado da responsabilidade de pagar as demais parcelas, o que deve acontecer é: o veículo é devolvido pelo cliente à empresa que financiou. O carro vai a leilão e o valor obtido na venda é usado pelo banco para quitar as parcelas restantes. O que sobra é devolvido para o consumidor. 

Cancelamento quando o veículo veio com defeito

Independente de o consumidor ter assinado o contrato para financiar um carro novo ou usado, ele poderá pedir o cancelamento do financiamento se o bem apresentar defeito. Nesse caso, o cliente fica livre de multas e se deu uma entrada ou já pagou algumas parcelas pode entrar com um processo na Justiça para receber o seu dinheiro de volta.

Saiba qual o banco mais fácil para financiar carro

E quem não quiser cancelar financiamento?

Se a multa de rescisão do contrato de financiamento for muito alta, o cliente pode também tentar vender o carro com financiamento em andamento, para que o novo comprador arque com as despesas seguintes das parcelas. É preciso fazer tudo dentro da lei para que não haja problemas futuros com a transferência do financiamento. Muitas pessoas podem ficar interessadas em assumir o restante do financiamento se o valor de compra do carro for baixo. Para ter mais informações sobre a transferência do financiamento a outra pessoa, consulte o nosso artigo para fazer tudo em segurança e não ter problemas.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...