É possível cancelar cartão de crédito com dívida?

Você tem direito de cancelar cartão de crédito com dívida. Saiba o que fazer para solicitar o cancelamento do seu cartão e travar os juros contratuais.

Muitos não sabem, mas é possível cancelar cartão de crédito com dívida. De acordo com o Banco Central, o cartão de crédito pode ser cancelado a qualquer momento. No entanto, é importante salientar que o cancelamento do contrato não quita ou extingue dívidas pendentes.

O cancelamento do cartão é a solução ideal para travar o contínuo aumento do valor em dívida. Os juros de contrato, que podem chegar aos 10%, deixam de incidir sobre o valor. Apenas os juros de mora (1% ao mês) e a correção monetária calculada pelo IPGM continuam a ser cobradas. Pode acontecer das financeiras tentarem dificultar o cancelamento do cartão, alegando que as pendências têm de ser regularizadas antes. Mas esta é uma forma de fazer aumentar o “efeito bola de neve” que obriga o consumidor endividado a continuar pagando juros exorbitantes sobre as parcelas.

Você pode tentar negociar a dívida do cartão de crédito, mas em último caso optar pelo cancelamento é o mais apropriado as e fazer.

Passo a passo para cancelar cartão de crédito com dívida

1 – Solicite o cancelamento do cartão

Escreva um comunicado ao banco ou administradora do cartão de crédito, solicitando o cancelamento. É necessário referir que está ciente da existência de dívida e que pretende negociar o pagamento do valor pendente. Opte por uma carta com aviso de recebimento (AR), pois assim poderá provar, caso seja necessário, que cumpriu devidamente o procedimento de solicitar por escrito o cancelamento do cartão.

2 – O que fazer se a administradora do cartão dificultar o cancelamento

No caso de não obter resposta por parte da administradora do cartão, ou se verificar alguma resistência em prosseguir com o cancelamento, o consumidor pode entrar com uma ação judicial junto ao Juizado de Pequenas Causas. Neste caso, pode-se solicitar que o nome do titular não seja incluído no registro de restrição ao crédito.

3 – Negocie o pagamento da dívida

Mesmo com o cartão cancelado, a dívida continuará a existir. Será necessário, portanto, conversar com o gerente do banco e negociar a forma de pagamento. Cancelar cartão de crédito com dívida é possível, mas se quer evitar chegar a este ponto, o melhor é estar atento aos gastos. Acumular despesas no cartão de crédito só irá contribuir para que o montante em dívida seja cada vez maior, por causa dos juros contratuais.

Tire as suas dúvidas: a dívida do cartão de crédito expira ou não?

Como evitar dívidas com o cartão de crédito

Esteja também atento quando for escolher o tipo de cartão e a administradora. Cada modalidade de cartão de crédito tem uma particularidade, e isso implica diferentes taxas de juros. Outra dica importante é ter atenção ao limite de crédito: é recomendável que o valor não exceda a 50% dos seus rendimentos mensais. Normalmente o banco analisa o valor da renda e autoriza um limite compatível. Quando o valor é superior ao da renda, corre-se um grande risco de perder o controle dos gastos.

Saiba como funciona o limite do cartão de crédito.

Na atualidade é raro encontrar alguém que não use o cartão de crédito no dia a dia, mas muitas pessoas acabam perdendo o controle e gastam mais do que podem, e aí terminam por ter que cancelar o cartão de crédito com dívida. Por isso, ao optar por esta facilidade, você deve trabalhar o autocontrole e usar o cartão apenas quando sabe que realmente vai poder pagar a fatura no final do mês. Use o cartão de crédito ao seu favor.

Evite pagar apenas o valor mínimo da fatura, pois ao longo dos meses a sua dívida estará acumulada e você demorará mais tempo para se ver livre dela. Se você tem condições de pagar à vista é preferível a usar o cartão de crédito, pois isso não acarreta juros. Portanto, saiba que ter um cartão é muito bom, mas é preciso usá-lo com bom senso.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...