Aprenda como fazer cancelamento de consórcio sem problemas

De acordo com a Lei 11.795, é possível fazer um cancelamento de consórcio a qualquer momento e sem justificativa. Entenda como funciona este processo.

É possível, a qualquer momento, fazer um cancelamento de consórcio. De acordo com a nova Lei de Consórcio número 11.795, de fevereiro de 2009, o consorciado tem o direito de cancelar o consórcio sem precisar justificar, e sem enfrentar nenhum tipo de problema judicial com a administradora do consórcio.

Como fazer cancelamento de consórcio

O consorciado tem o direito de rescindir o contrato até sete dias após a sua assinatura, sem qualquer ônus. Caso já tenha pago alguma taxa, o valor deve ser restituído integralmente no prazo máximo de 60 dias depois de cancelar o consórcio.

Mas se já estiver com o consórcio em andamento, também é possível fazer o cancelamento de consórcio. Para cancelar o consórcio de carro, é preciso entrar em contato com a sua administradora, pessoalmente, através da internet ou telefone, de acordo com os meios disponibilizados, solicitando o cancelamento formal da sua participação no grupo de consórcio.

Este procedimento é muito importante, pois se não informar a administradora que pretende cancelar o consórcio e simplesmente parar de pagar as parcelas, a administradora irá apenas lhe considerar inadimplente, e você ainda terá que pagar multas, além de perder os direitos de decisão no grupo de consórcio e não poder participar dos sorteios até regularizar a sua situação. Sem falar, que também corre o risco de ter o seu nome mandado para o SPC e SERASA.

Após o cancelamento do consórcio, quando sou reembolsado?

Após fazer o cancelamento do consórcio, o ex-consorciado não recebe imediatamente os valores já pagos. Ele continua participando dos sorteios. Quando for sorteado, então o valor pago pelas parcelas é restituído, mas possivelmente não será devolvido em sua totalidade. Os valores referentes à taxa de administração e ao fundo de reserva nem sempre são devolvidos, mas estas condições podem variar de acordo com as cláusulas do contrato e com a seguradora.

Veja como funciona o reembolso do consórcio em caso de desistência.

Normalmente, a quantia devolvida no cancelamento de consórcio é determinada de acordo com o percentual que foi acumulado no fundo comum do grupo em relação ao valor do veículo adquirido na data da assembleia de contemplação. Portanto, o valor da devolução é calculado quando ocorre a contemplação da cota cancelada.

Caso não seja sorteado, o ex-consorciado recebe a restituição quando o grupo de consórcio se encerrar, ou seja, quando todos os participantes ativos forem contemplados.

Como saber que foi contemplado no consórcio cancelado

Como você vai saber que foi sorteado depois do cancelamento do consórcio? A resposta é muito fácil, quando o cliente cancela a sua cota, ele continua participando e tendo acesso à ”Área do Cliente” no site da administradora contratada. Neste ambiente, você pode acompanhar todos os resultados das assembleias, informa de bens, extrato da conta corrente, rendimentos e direitos (IRRF). É de suma importância fazer este acompanhamento, bem como conferir se o seu endereço está atualizado no sistema, pois a comunicação da contemplação é feita por meio de correspondência.

Confira como ser contemplado antes no consórcio de carro.

Como proceder depois que a cota cancelada for contemplada

Quando a cota cancelada for contemplada, a administradora do consórcio irá enviar o termo de devolução para a concessionária em que a cota foi adquirida. Este processo ocorre rapidamente, assim que o sorteio for realizado. Na próxima etapa, a administradora do consórcio entra em contato com o consorciado que cancelou o consórcio por meio de uma correspondência, que traz todas as informações em relação ao sorteio e os valores que poderão ser recebidos após o cancelamento de consórcio.

Depois de receber a carta com as informações sobre a cota cancelada, o consorciado tem que comparecer até a concessionária em que adquiriu a cota para preencher e assinar o termo de devolução. Feito isso, a devolução do dinheiro pago nas parcelas do consórcio até o momento do cancelamento é realizada na conta informada ou através de uma ordem de pagamento.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...