Veja as vantagens e desvantagens dos carros com câmbio automático

câmbio automático é um sistema de transmissão que pode ser um diferencial, mas também pode gerar custos mais altos. Veja se vale a pena.

O câmbio automático é um recurso que garante mais conforto e praticidade ao dirigir. Sem precisar recorrer ao pedal de embreagem para fazer a passagem de marcha, o motorista ganha em agilidade no volante, tornando a direção muito mais prazerosa. Apenas o pé direito será exigido ao dirigir, o que por si só representa uma vantagem competitiva dos veículos equipados com essa tecnologia. Embora seja fator que confere maior comodidade, há fatores que podem tornar os veículos sem pedal de embreagem mais ou menos atraentes na hora da compra. Fique por dentro do funcionamento e suas características e faça uma aquisição segura.

Vantagens dos carros com câmbio automático

Não é apenas no conforto que o câmbio automático é um item que diferencia um carro. Por demandar muito menos trocas e movimentos, a ausência de pedal tem durabilidade maior, tanto para o motor quanto para os componentes da transmissão. Isso também se reflete numa necessidade menor de manutenção. Menos passagens de marcha, menos atrito, portanto menos visitas à oficina ou rede autorizada.

Outro ponto a favor é quando o motorista encontra-se parado em ladeiras, já que para manter o carro parado ele poderá ou recorrer ao freio de mão em ponto morto ou simplesmente manter a aceleração. Não menos importante, o automático ganha do manual também no quesito precisão, pois dispensa o encaixe das marchas feito pelo condutor.

Diferenças entre câmbio automatizado e automático

Existe ainda uma opção que é um meio termo entre câmbio manual e câmbio automático. Trata-se do câmbio automatizado, que funciona de forma mista. O condutor precisa fazer a troca manual das marchas, mas sem a necessidade de pisar no pedal de embreagem, uma vez que seu acionamento é feito eletronicamente. É um tipo de comando mais apropriado para veículos médios ou compactos, com motores de menor potência.

E quais as desvantagens?

A escolha por veículos com transmissão automática traz consigo algumas implicações que serão sentidas principalmente no bolso do proprietário. Os principais fatores que pesam contra esse tipo de transmissão é o custo de manutenção, bem mais cara que o câmbio tradicional com funcionamento manual. Além disso, o consumo de combustível em carros automáticos é maior.

Veja o preço médio e principais destaques do Jeep Renegade

Estima-se que, em média carros automáticos consumam aproximadamente 15% a mais de combustível. Esse incremento no consumo acontece porque a versão automática precisa operar em rotações mais altas que as manuais, já que não há o uso total da energia transferida ao motor.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...