jonatan rodrigues
jonatan rodrigues
21 dez, 2017 - 12:37
bloquear celular roubado

Como bloquear celular roubado?

jonatan rodrigues

Saiba como proceder para bloquear celular roubado e qual a real importância desse procedimento para preservar os seus dados pessoais salvos no aparelho.

O artigo continua após o anúncio

Uma das piores situações que alguém pode passar hoje em dia é ser roubado. Quem sofre um assalto acaba ficando por um tempo bastante inseguro e triste por saber que isso é algo até comum em nossa sociedade. E um dos objetos mais visados são os celulares. É por esse motivo que você precisa saber como bloquear celular roubado.

Veja aqui os motivos que fazem ser tão importante bloquear celular roubado e como você pode fazer passo a passo.

Por que devo bloquear celular roubado?

Temos que admitir: hoje os celulares são as nossas almas gêmeas. Eles nos completam, mostrando informações que são importantes para a nossa rotina e que não temos armazenadas em algum outro lugar tão fácil.

Vai me dizer que você possui os números de telefone dos seus familiares decorado? Difícil não é? Nem mesmo usamos agendas escritas para salvar esses números. Tendo tudo salvo no celular, ficamos com o sentimento de tranquilidade sabendo que tudo pode ser acessado rapidamente com o aparelho que tiramos do bolso.

Mas não é só isso. Contas de email, redes sociais, arquivos importantes, senhas de acesso à sites e até mesmo contas de banco. Tudo isso pode ser acessado por assaltantes que ficaram com o seu celular.

Então você vai querer deixar todas essas informações disponíveis? Acreditamos que não. É por tudo isso que bloquear celular roubado se torna fundamental para qualquer um que sofre com esse problema.

Bloquear celular roubado resolve?

Embora na maioria dos casos os celulares roubados sejam apagados ou reconfigurados pelos criminosos que os roubam na intenção de vendê-los depois, bloquear celular roubado é um procedimento imprescindível. Isso porque existe uma forma de inutilizar não apenas o chip, mas o aparelho em si.

Com o bloqueio o aparelho fica inutilizável, sem nenhuma serventia até para o criminoso que o roubar. Logo, ao bloquear celular roubado, a vítima estará prestando um serviço até para a sociedade, já que tal ação desestimula o roubo de celulares em geral.

O artigo continua após o anúncio

Quais os passos para bloquear celular roubado?

É preciso seguir uma ordem de passos simples para conseguir de fato bloquear celular roubado.

1º Passo: Abra um Boletim de Ocorrência

A primeira etapa para você conseguir bloquear celular roubado é se dirigir à uma delegacia de polícia logo após o incidente e prestar um Boletim de Ocorrência, o famoso BO. Ele será o documento que vai resguardar você e comprovar que o seu aparelho realmente foi roubado.

2º Passo: Entre em contato com a sua operadora de telefonia móvel

Após ter em mãos o seu BO, o próximo passo é ligar diretamente para a central de atendimento da operadora do seu celular e solicitar o bloqueio fornecendo apenas o seu número do aparelho.

Após essa solicitação, o bloqueio deve ser realizado de imediato. Guarde o seu número de protocolo para ter garantia de que o processo de bloqueio foi solicitado com sucesso.

Mas não é necessário ter o número do IMEI?

Desde 2016, a Anatel criou a determinação de que não seria mais necessário fornecer o número do IMEI para realizar o bloqueio do seu celular. Agora basta fornecer o número do aparelho com o seu DDD para que o bloqueio ocorra.

Caso alguma operadora ainda exija que você informe o IMEI do aparelho, é seu direito informar que para bloquear celular roubado basta apenas ter o número do chip dele.

O artigo continua após o anúncio

E então, gostou do conteúdo? Em algum momento você já teve que entrar em contato com alguma operadora para bloquear celular roubado? Conta aqui para nós as suas experiências e o que indica para facilitar ainda mais esse processo. Até a próxima!