Bloqueador de veículos: entenda como funciona

Saiba mais sobre o bloqueador de veículos, suas principais finalidades e dicas para escolher o melhor modelo.

Em meio à insegurança que rodeia os grandes centros, alguns recursos se tornaram alternativa na busca por um pouco de proteção para os motoristas. E entre as opções disponíveis no mercado está o bloqueador de veículos. Segundo o Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi), o investimento em equipamentos como este ajuda não só a diminuir riscos, como também pode gerar descontos nos seguros veiculares. Mas você sabe qual a função do bloqueador de veículos?

O bloqueador de veículo é um dispositivo capaz de limitar momentaneamente o movimento de um veículo através do corte de combustível.

Associando segurança e comodidade, foi criado o bloqueador de veículo via celular, sistema que bloqueia o veículo, via toque de celular. Com o bloqueador instalado no seu carro, é possível pará-lo à distância e protegê-lo em casos de roubo e furto.

Como funciona um bloqueador de veículos

O bloqueador de veículos é um equipamento capaz de fazer o bloqueio da ignição ou da bomba de combustível do veículo, caso o alarme dispare em uma tentativa de furto. O dono do veículo pode realizar esse comando por meio de um celular.

De acordo com o Cesvi, o aparelho tem um custo médio de R$1.000, incluindo a compra do equipamento e a instalação no veículo. Normalmente, é cobrada ainda uma mensalidade, de cerca de R$40,00, variando em cada empresa.

Bloqueador de combustível

O bloqueador funciona da seguinte maneira: após o alarme disparar, o usuário envia um SMS do próprio celular para o rastreador, comandando o bloqueio do veículo. O equipamento então corta a bomba de combustível. Para desbloquear a ação, é só enviar outro SMS. O usuário receberá ainda a informação sobre a localização do veículo, podendo ser vista pelo Googlemaps do smartphone ou pelo computador.

E mais: se o cliente optar pelo bloqueador de veículo com mensalidade, a central cuidará de localizar e tentar recuperar o bem. Se optar pela opção sem mensalidade, o rastreador apenas informa onde o veículo está para que o proprietário mesmo busque-o. Como pode ser algo arriscado, o indicado é que sempre esteja acompanhado da polícia na hora de recuperar o carro.

Quando o bloqueador de veículo é acionado?

O bloqueador de veículo é acionado apenas nas situações em que não há nenhum risco ao veículo e principalmente ao cliente, sendo ativado somente a partir do comando do proprietário. O uso do bloqueador pode ser perigoso em certas situações, visto que pode causar danos ao veículo e ao condutor. Portanto, este tipo de equipamento deve ter garantias de segurança e ser instalado com muito cuidado por profissionais capacitados.

Não use apenas o bloqueador veicular

Apesar de ser funcional, não é recomendado que o proprietário utilize apenas o bloqueador veicular para garantir a segurança do veículo. Afinal, infelizmente, se o carro parar de funcionar, o ladrão pode identificar que o automóvel está protegido por um bloqueador e tentar algum truque para reativá-lo ou desmontá-lo e retirar as peças do seu interesse.

Portanto, juntamente com o bloqueador é recomendado usar um rastreador veicular, que indica a localização do veículo quando ele é parado forçadamente. Muitas marcas já oferecerem bloqueadores com o rastreador acoplado ao serviço. Também é importante dizer que esses equipamentos não dispensam o uso do seguro auto. Caso o ladrão acidente o veículo durante a fuga ou desmonte-o, você não ficará no prejuízo se tiver contratado um bom seguro contra roubos.

Qual o melhor rastreador veicular sem mensalidade de 2017?

Algumas marcas que possuem certificados da Cesvi, para ajudar na pesquisa na hora de escolher modelo de bloqueador de veículo que melhor atenda à sua necessidade: Bloqueador Car System NS (Car System), Graber Bloqueador (Graber Rastreamento) e Bloqueador RDLink Pósitron (Pósitron Rastreadores).

Os critérios utilizados pela entidade na avaliação são: Estrutura da empresa, a central de atendimento, comunicação com o cliente, a qualidade da instalação e eficiência do produto.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...