Julio Benck
Julio Benck
13 mar, 2017 - 11:56
barulho nas rodas

Barulho nas rodas do carro: o que pode ser?

Julio Benck

Quando o barulho nas rodas do carro é constante e se acentua nas curvas é sinal de que há problemas nas rodas, pneus ou nos rolamentos. 

Barulho nas rodas pode indicar diversos problemas mecânicos que têm ligação direta com a segurança. Se seu veículo tem emitido ruídos estranhos e você já percebeu que vêm das rodas, esse artigo foi feito pensando em você.

Confira quais são os tipos de barulho mais comuns, suas causas e possíveis soluções.

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Barulho nas rodas dianteiras

Quando o ruído se encontra nas rodas dianteiras é grande a chance de haver algum tipo de defeito nas pastilhas de freio. Isso acontece porque as pastilhas podem desgastar, tocando a superfície do disco de freio e provocando barulho. A solução é trocar as pastilhas defeituosas.

Barulho metálico

Normalmente, o barulho nas rodas dianteiras é um ruído metálico, que pode se intensificar em curvas ou mesmo quando o freio não está sendo exigido.

Para fazer a verificação das pastilhas de freio nem é necessário visitar uma oficina mecânica. Basta retirar a roda e verificar o estado das pastilhas e, caso se confirme o desgaste, levar a uma oficina para fazer a troca.

Barulho agudo

Ruídos muito agudos na roda do carro são um sinal claro de problemas nas juntas homocinéticas. Tratam-se de componentes que fazem a transmissão de força dos eixos das rodas para o volante.

Quando danificados, apresentam barulhos característicos, tais como silvos agudos, sons metálicos ou estalos quando o carro faz um curva.

Barulho ao virar

Assim como barulhos agudos indicam problemas na junta homocinética, ruídos ao virar as rodas também são forte indício de problemas nesse componente.

Há casos em que apenas um parafuso mal apertado causa ruído ao virar a roda, mas em outros pode ser necessária a troca de todo o conjunto.

Barulho nas rodas traseiras

Quando o ruído se apresenta nas rodas dianteiras, entre diversas causas possíveis, uma se destaca: o rolamento de roda com defeito.

Rolamentos de roda são pequenas esferas metálicas dentro de um invólucro circular, que fazem com que as rodas se movimentem de maneira suave.

Quando esta peça tem problemas, o ideal é correr para trocá-las, já que podem trazer grandes problemas e acidentes caso demorem a ser repostas.

Pneu ou rolamento?

É verdade que pneus desgastados de forma irregular também provocam ruídos e barulho nas rodas. Nesse caso, uma inspeção precisa ser feita com apoio de um elevador de carro.

Com o carro no alto, veja se os pneus estão deformados ou com desgaste irregular. Se sim, troque-os de posição (da traseira para a dianteira). Caso o ruído acompanhe os pneus, está descoberto o motivo do barulho.

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Pneu fazendo barulho

Normalmente, quando os pneus fazem barulho, é sinal de que os rolamentos de roda estão com problemas. Mas existe uma outra possível causa, que é o uso de pneus fora das especificações recomendadas pelo fabricante.

Pneus com sulcos muitos altos, por exemplo, podem gerar ruído acima dos padrões normais.Verifique se seus pneus estão dentro das especificações indicadas, e se não estiverem, providencie a troca o quanto antes.

Rolamento gripado

Quando o rolamento está gripado, o barilho nas rodas é bastante característico. Quando se faz uma curva, eles emitem um zunido forte, que pode ser acompanhado ou não de vibração no volante quando se vira o volante, além de estalos na rodas.

Nesse caso, para confirmar se o ruído é mesmo do rolamento gripado, vale o teste do elevador. Mas atenção, tem que ser um elevador de uma oficina mecânica, já que os elevadores em postos de gasolina não permitem rodar as rodas do carro.

Se ao rodar as rodas com o carro no elevador o ruído já for percebido, troque os rolamentos o mais rápido que puder.