Tomar banho mais de uma vez por dia faz mal?

Tomar mais de um banho por dia pode te deixar doente e a ciência explica o porquê. Veja como se manter limpo e fresco sem prejudicar a saúde.

Principalmente para os brasileiros, tomar mais de um banho por dia é perfeitamente normal – em especial em dias quentes. Acontece que, ao invés de se vangloriar pelo hábito de higiene em excesso, os adeptos de banhos frequentes deveriam começar a se preocupar. Pois acredite, até mesmo os inofensivos banhos diários estão ameaçados.

Por que você deve fazer xixi no banho

Nem três, nem dois…

Quando você toma banho, água quente, sabonete antibacteriano e talvez uma bucha parecem ser a combinação perfeita para matar todos os germes, certo? Errado para os pesquisadores do Centro de Ciência Genética da Universidade de Utah (Estados Unidos), que acreditam que o excesso de limpeza pode prejudicar o micro bioma humano.

Micro bioma é um conjunto de bactérias, vírus e outros micróbios benéficos ao corpo. A presença desses elementos é essencial para manter a boa saúde do indivíduo, protegendo-o contra doenças e nutrindo os tecidos. Portanto, quanto mais você limpa essas bactérias, mais desequilibra esse meio de proteção, tornando-se mais vulnerável a uma série de condições de saúde. E o pior, se você toma só um banho por dia, mas utiliza bucha, o prejuízo é o mesmo.

Além de consequências já conhecidas como o ressecamento da pele e do couro cabeludo, o estudo sugere que “perturbar nossos ecossistemas microbianos pode causar doenças que podem afetar nosso sistema imunológico, digestivo e cardíaco”. Mas então, como tomar banho diante dessa nova constatação?

Mesmo com o calor, a recomendação científica é de apenas um banho por dia, seguindo algumas regras:

  • Utilize apenas sabonete neutro em movimentos circulares ou gel de banho;
  • Aposente a bucha ou esponja de banho (mesmo que macia);
  • Faça esfoliações mais profundas no máximo uma vez por semana;
  • Tome banhos frios ou mornos (nada de sair escaldado do banho com água quente);
  • Tente não demorar muito mais que 5 minutos para se lavar;
  • Ao sair do banho, não esfregue a toalha no corpo. Escolha uma toalha macia de algodão e dê apenas leves batidinhas com ela para retirar a umidade;
  • Havendo a necessidade de tomar mais de um banho por dia, em caso de mau cheiro utilize sabonete somente nas áreas afetadas, como axilas, pés e partes íntimas.

5 erros no uso do desodorante

O que fazer em dias muito quentes?

Ao contrário de países do hemisfério norte, por aqui não temos a chance de “burlar” o banho devido aos dias frios (talvez umas duas ou três vezes no ano, chutando alto). Principalmente em cidades onde o calor castiga ainda mais ou diante de rotinas alucinantes, fica praticamente impossível se sentir confortável com apenas um banho ao dia.

Para isso, existem alternativas que visam refrescar o corpo o máximo possível para que evite transpirar e, por consequência, ter de tomar banho. Algumas delas são;

  • Manter-se hidratado com água, suco ou chá gelado (preferencialmente sem açúcar);
  • Usar roupas frescas sempre que possível (informe-se sobre a política da sua empresa a respeito do uso de bermudas, vestidos, sandálias ou blusas cavadas);
  • Procurar ter um vaporizador de água próximo.

Tomando os devidos cuidados para reduzir a transpiração, provavelmente sua necessidade de banhos ao dia também deve ser menor. No entanto, se precisar entrar debaixo do chuveiro pela segunda vez, procure fazê-lo em um intervalo de 8 horas entre um banho e outro para que sua pele consiga recuperar a proteção afetada na primeira chuveirada.

Se o problema for somente o suor ou a sensação de calor, tome banho somente com água, sem o uso de sabonete. Agora, se houverem odores, aplique o sabonete apenas nas áreas afetadas, sem buchas ou esponjas de banho.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...