A banda larga fixa no Brasil piorou neste ano de 2015

Conheça o resultado apresentado pela Anatel no primeiro semestre de 2015 sobre o desempenho das prestadoras de internet de banda larga fixa do Brasil. Veja também dicas para melhorar o desempenho da internet na sua casa ou trabalho.

A Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações – divulgou o resultado da prestação do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) sobre os indicadores da qualidade da banda larga fixa no Brasil. De acordo com a agência, são avaliados 14 indicadores e cada um deles possui uma meta de desempenho mínimo para que haja qualidade do serviço.

Resultado da qualidade da banda larga fixa no Brasil

Nas últimas pesquisas realizadas pela agência, o resultado percentual de cumprimento das respectivas metas foram:

  • 70,94% em 2012
  • 70,55% em 2013
  • 67,85% em 2014
  • 59,50% em 2015

Os indicadores e suas respectivas metas

Conheça quais são os padrões de avaliação utilizados pela Anatel:

Reação do Usuário

– Taxa de Reclamação (na operadora) – No máximo 1% no mês
– Taxa de Reclamação na Anatel (sobre o total da operadora) – No máximo 1% no mês
– Taxa de Reclamações Reabertas na Prestadora – No máximo 10% no mês

Indicadores de Rede

– Garantia de Velocidade Instantânea Contratada – No mínimo 40% da taxa contratada em 95% dos testes
– Garantia de Velocidade Média Contratada – No mínimo 80% da taxa contratada
– Latência Bidirecional – No máximo 80 milisegundos (terrestre) e 90 milisegundos (satélite) em 95% dos casos
– Variação de Latência – No máximo 50 milisegundos em 95% dos casos
– Taxa de Perda de Pacote – No máximo 2% em 95% dos casos
– Taxa de Disponibilidade – No mínimo 99% em 95% dos casos

Indicadores de Atendimento

– Taxa de Atendimento pelo Atendente em Sistemas de Autoatendimento – No mínimo 85% das chamadas em até 20 segundos no Período de Maior Movimento
– Taxa de Instalação do Serviço – Em até 10 dias úteis em 95% dos casos
– Taxa de Solicitações de Reparo – No máximo 5%
– Taxa de Tempo de Reparo – Em até 24h em 95% dos casos
– Taxa de Resposta ao Assinante – Em até 5 dias úteis em 95% dos casos

E na sua casa, qual a qualidade da banda larga fixa?

Se você reclama constantemente da qualidade do serviço prestado, saiba que não é atoa. Confira o ranking das principais prestadoras de serviço do Brasil e a porcentagem atingida por cada uma deles com relação às metas propostas pela Anatel:

  • Cabo Telecom – 92,3%
  • Algar Telecom – 86,7%
  • Sky Banda Larga – 78,0%
  • NET / Claro – 75,4%
  • GVT – 69,3%
  • Sercomtel – 66,7%
  • Tim Live – 50,0%
  • Vivo – 44,5%
  • Oi – 31,9%

Como melhorar a qualidade da banda larga fixa

Existem alguns truques simples que você pode fazer me casa para melhorar a qualidade da internet. Confira em nossos artigos:

 

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...