Sabe qual é o banco com maior número de reclamações?

Clientes registram reclamações junto ao Banco Central, que averigua a procedência e formula o ranking; maiores reclamações são de irregularidades nas operações

O Bradesco é o banco com o maior número de reclamações. Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços oferecidos pelas instituições financeiras foram as queixas mais comuns ao longo do segundo semestre de 2016, com 2.356 registros. O levantamento é do Banco Central.

O Ranking de Instituições por Índice de Reclamações é formado por demandas contra cada instituição financeira ou administradora de consórcio para cada grupo de um milhão de clientes. As reclamações dos clientes podem ser feitas no Banco Central pela internet, por telefone, presencialmente ou até mesmo por correspondência.

O levantamento que mostra o banco com maior número de reclamações leva em conta as reclamações contra bancos comerciais, bancos múltiplos, bancos cooperativos, bancos de investimento, filiais de bancos comerciais estrangeiros, caixas econômicas, sociedades de crédito, financiamento e investimento (SCFI) e administradoras de consórcio.

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Quais são os bancos com mais reclamações?

O Bradesco lidera com o ranking de banco com maior número de reclamações (realizado no segundo semestre de 2016) com 5.433 registros procedentes. Em segundo lugar, aparece a Caixa Econômica Federal, com 4.139 reclamações, seguida pelo conglomerado Santander, com 1.661 registros procedentes.

Veja a lista de bancos com mais reclamações dos clientes

Banco índice

Bancos com maior número de reclamações
Instituição Índice
1º Bradesco 58,59
2º Caixa Econômica Federal  50,24
3º Santander 45,20
4º Itaú 38,39
5º Banco do Brasil 33,65

Bancos e financeiras com mais de 4 milhões de clientes

O índice é feito a partir de reclamações procedentes por milhão de clientes

Fonte: CMN – Banco do Brasil

Apenas as reclamações sobre assuntos regulados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) ou pelo BC e que têm indícios de procedência são consideradas válidas para compor o ranking.

Tipos de reclamação

Além das irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços oferecidos pelas instituições financeiras, aparece as reclamações referentes à oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada, com 2.300 registros.

Na terceira posição, estão as reclamações contra irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito, com 1.947 registros. Estão entre os assuntos que mais geraram reclamações no segundo semestre do ano passado débito em conta de depósito não autorizado pelo cliente (1.731 casos).

Cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados (1.149 casos) também teve muitos registros de reclamação de cliente. Seguida por restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado relativas a pessoas naturais (903 casos). Depois aparece insatisfação com a resposta recebida da instituição financeira referente a reclamação registrada no BC (840 casos).

O ranking de reclamações ainda conta com cobrança irregular de tarifa diferenciada em cartão de crédito (361 casos); recusa ou dificuldade de acesso aos canais de atendimento convencionais (272 casos) e recusa de cancelamento de pacote de serviços (242 casos).

No caso do levantamento semestral, esse total é dividido pela média do número de clientes das instituições financeiras e multiplicado por 1 milhão, gerando o índice utilizado para listar as instituições mais reclamadas. No âmbito do BC, as informações obtidas a partir do índice de reclamações registradas pelos clientes no site da Instituição são utilizadas para subsidiar ações de supervisão de conduta dentro do Banco, bem como ações de regulação e de educação financeira.

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