Poliana Oliveira
Poliana Oliveira
13 abr, 2017 - 04:17
banco mais fácil para financiar carro

Como saber qual o banco mais fácil para financiar carros?

Poliana Oliveira

Vai comprar um carro financiado? Leia o artigo e descubra qual é o banco mais fácil para financiar carro. As taxas de juros e as exigências variam muito.

O artigo continua após o anúncio

O banco mais fácil para financiar carro é aquele que não tem demasiadas exigências para o cliente. No entanto, é preciso também ponderar as condições, não adianta liberar o crédito com facilidade, mas cobrar taxas abusivas e juros elevados. Para obter o financiamento, há duas opções de bancos a que o cliente pode recorrer: os bancos das montadoras ou os demais bancos de varejo do mercado.

Banco mais fácil para financiar carros

O Banco central disponibiliza no seu site uma tabela informativa das taxas de juros de cada instituição financeira, esta tabela é atualizada semanalmente e assim é possível saber quais os bancos com as menores taxas de juros para financiamento de veículos. As taxas podem variar mais de 2% a.m. Esta diferença é um bom motivo para ter atenção na hora de escolher a empresa financiadora.

É importante pesquisar a melhor opção antes de escolher uma instituição financeira, mas não são apenas as taxas de juros que devem ser consideradas. Há que avaliar também as facilidades oferecidas e as exigências feitas por cada banco. Nas operadoras financeiras das concessionárias, por exemplo, as taxas por regra são menores, porém é sempre exigida uma entrada maior do que é exigido pelos bancos.

Bancos de montadoras: menores taxas de juros, mais exigências

São as operadoras de crédito da própria montadora, como por exemplo BMW Financeira, Banco Toyota e Banco Mercedes-Benz e outras. Nesta situação, será a própria fabricante a responsável pelo financiamento.

No que diz respeito às taxas de juros, financiar um carro através dos bancos das montadoras é de fato a melhor opção. Por outro lado, os bancos das montadoras costumam exigir uma entrada mais alta e para aprovar a proposta de financiamento é necessário que o cliente tenha um bom histórico de crédito.

Na concessionária a prioridade é dada ao banco da própria montadora em questão. No entanto, se o cliente apresentar restrições no nome ou alguma dificuldade financeira específica, a concessionária irá encaminhá-lo para algum banco de varejo.

Em suma, se o cliente tiver um bom histórico de crédito terá prioridade para aceder ao financiamento pelo banco da montadora. Se o consumidor não atender às exigências da montadora, terá de arcar com taxas de juros mais altas – oferecidas pelo banco de varejo. Portanto, a depender do perfil do cliente, este pode não ser o banco mais fácil para financiar carro.

Bancos de varejo: juros maiores, menos burocracia

Se optar por financiar o seu carro através de varejo –  ou seja, grandes bancos como Bradesco, Itaú ou Banco do Brasil – estará sujeito a maiores taxas de juros. Com base no relatório atualizado do Banco Central, o banco Santander é o que oferece a melhor taxa de juros – 1,85% ao mês .

O artigo continua após o anúncio

Os bancos de varejo tendem a ser mais acessíveis na hora de avaliar a proposta de financiamento. Ao contrário das montadoras, não costumam pedir um valor de entrada muito alto. Se possui um histórico de devedor ou se costuma atrasar as parcelas, o banco mais fácil para financiar carros será o de grande varejo.

Ter conta corrente pode facilitar o financiamento

O Banco onde tem sua conta corrente poderá ser uma boa escolha. Dependendo do relacionamento que o cliente tenha com o banco – se tiver conta salário, por exemplo –  é possível conseguir taxas até melhores que nos bancos das montadoras. No entanto, deve-se avaliar o custo financeiro desta operação.

Agora que já conhece as suas opções, saiba como fazer a escolha certa:

1º Faça uma auto análise do seu perfil de consumidor: Tem um bom histórico de crédito? Costuma atrasar parcelas? Tem restrições em seu nome? Tem comprovantes de rendimentos mensais? Ao responder a estas perguntas já saberá se consegue atender às exigências dos bancos de montadoras.

2º Pesquise as melhores entre os bancos, qual é o que oferece as melhores taxas de juros. O Banco Central disponibiliza essa informação no site.

3º Faça os cálculos do valor total do financiamento.  É muito importante saber quanto terá pago no fim de todo o processo. Calculando estes valores será mais fácil decidir qual a melhor opção.

Compartilhar Twittar Pin Email WhatsApp