Bancários de greve nesta terça-feira. Saiba como agir diante da situação

Em 11 estados e no Distrito Federal, começou hoje (06/09) a greve dos bancários, que acontece por tempo indeterminado.

Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), os bancários de todo o país devem entrar em greve a partir desta terça-feira, 06 de setembro. A aprovação da paralisação foi dada em assembleia na última quinta-fera (1) e no início do dia, pelo menos 11 estados e o Distrito Federal tinham suas agências fechadas.

Como ficam os consumidores

De acordo com o Procon, orgão responsável pela proteção e defesa do consumidor, o mesmo continua com a obrigação de honrar com o pagamento das suas dívidas, tais como faturas, boletos e outras cobranças. Porém, diante do cenário, as empresas que cobram este pagamento deverão oferecer outro local para que seja realizado. Portanto, caso necessite realizar algum pagamento bancário durante este período, procure meios alternativos para realizá-los, caso contrário é possível que você tenha que pagar algum tipo de multa ou juros em decorrência do atraso do pagamento.

Canais alternativos para pagamento de contas

Para não ser penalizado com multas e/ou juros em decorrência do atraso ou mesmo a falta do pagamento, existem algumas alternativas para que você honre a sua dívida. Confira alguns locais para fazer estes pagamentos: 

  • Casas Lotéricas; 
  • Internet;  
  • Telefone 
  • Estabelecimentos como supermercados e farmácias;

Caso não seja possível realizar o pagamento em algum destes estabelecimentos, recomenda-se que entre em contato diretamente com a empresa responsável pela cobrança, para que a mesma oriente sobre a melhor maneira de realizar o pagamento. Mesmo que não seja possível contatar diretamente a empresa, independente do motivo, não deixe para depois, pois a dor de cabeça pode ser maior. Entre em contato com o orgão responsável, o Procon da sua cidade, e peça orientações sobre como proceder.

Dicas importantes

Caso tenha entrato em contato com a empresa responsável ou mesmo o Procon, anote o nome da pessoa com quem conversou, a data e o horário da ligação (se houver um protocolo anote o número). Esta é uma forma de garantir que, independente de qual seja a solução dada pela empresa (postergar o pagmento ou realizá-lo via internet, por exemplo), você terá em mãos um comprovativo do mesmo.

Esta dica também é válida para os pagamentos que forem realizados em um dos estabelecimentos alternativos: guarde sempre o comprovativo da realização do pagamento.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...