Bahia, um destino que mistura religião, fé e muita história

Read Time:4 Minute, 7 Second

Quando pensamos na Bahia é impossível não associarmos o lugar às diversas religiões de matrizes africanas que predominam no estado. A Bahia sempre foi um lugar marcado pela diversidade cultural e religiosa, com raízes que remontam à época colonial. Mas você sabe qual é o misto de religiões que são predominantes nesse estado que é um dos principais referenciais da cultura brasileira? Conheça as religiões predominantes na Bahia.

Catolicismo

Introduzido pelos colonizadores portugueses no século XVI, o Catolicismo se tornou a maior religião da Bahia, com cerca de 65% da população se declarando católica. A fé e os costumes católicos se manifesta em diversas tradições, como as romarias ao Senhor do Bonfim e à Nossa Senhora da Conceição da Praia, além da forte presença de igrejas e catedrais barrocas em todo o estado, que remontam períodos históricos e ajudam a contar as histórias da construção do estado baiano e da cultura das religiões por lá.

A Igreja Católica teve um papel fundamental na colonização da Bahia e depois expande sua influência por todo o País, com a construção de igrejas, conventos e escolas. A evangelização dos indígenas e a catequese dos negros escravizados foram importantes instrumentos de controle social e cultural, hoje vemos os resultados disso sabendo que segundo o Instituto Datafolha, mais de 51% dos brasileiro se declaram católicos.

Candomblé

Religião que se popularizou no Brasil a partir da Bahia, cuja origem é africana, o Candomblé é uma religião afro-brasileira que se consolidou na Bahia com a chegada dos negros escravizados. As tradições e divindades do Candomblé, como os orixás, se misturam com elementos do Catolicismo, dando origem ao sincretismo religioso que caracteriza a Bahia de forma única e inigualável.

Como os negros escravizados que eram trazidos para o Brasil não tinham permissão de expressar a sua fé e seus ritos de costume, eles passaram a misturar os elementos de sua fé com elementos do catolicismo para que conseguissem cultuar a seus orixás e entidades.

Umbanda

Diferente das anteriores, a Umbanda surgiu no Rio de Janeiro no início do século XX, mas também possui forte presença na Bahia. É uma religião afro-brasileira que incorpora elementos do Catolicismo, Kardecismo e Espiritismo, além de algumas tradições e costumes indígenas. 

Um dos principais pilares da Umbanda é a  prática de caridade, pelos trabalhos de cura e pela comunicação com entidades espirituais, conectando as pessoas aos seus antepassados ou pessoas amadas que já se foram. Na Bahia a Umbanda tornou-se forte graças a força do Candomblé e do Catolicismo que impulsionam o seu crescimento.

Protestantismo

As religiões protestantes, como o Pentecostalismo e o Neopentecostalismo, ganharam espaço na Bahia nas últimas décadas, principalmente nas periferias das cidades. O protestantismo atrai fieis com a promessa de prosperidade, cura e transformação pessoal em diversas esferas, saúde, financeira, espiritual, familiar e assim por diante.

Segundo estudiosos o aumento no número de fieis no Protestantismo se deve ao movimento de busca por uma religiosidade mais individualizada e que seja cercada por promessas de cura e melhora até mesmo em aspectos sociais e da vida cotidiana.

Conecte-se com a espiritualidade na Bahia, um berço de fé para devotos

Se você procura um destino na Bahia para se conectar com a espiritualidade, existem diversas opções de destinos, cujas cidades têm uma forte influência religiosa e podem te proporcionar experiências realmente emocionantes e inesquecíveis. Confira alguns destinos:

Juazeiro do Norte

Juazeiro é a terra do Padre Cícero Romão Batista, figura conhecida e muito controversa, porém reverenciada como santo popular. O Horto, local onde viveu, e o Casarão do Padre Cícero são pontos de parada obrigatória para aqueles que visitam a região. O destaque da cidade vai para a romaria anual, que ocorre em setembro e atrai mais de 2,5 milhões de fieis.

Bom Jesus da Lapa

Bom Jesus da Lapa abriga o Santuário deste santo famoso pela gruta onde foi encontrada a sua imagem. A romaria anual, em setembro, reúne cerca de 800 mil fieis. Visitando a cidade você pode se conectar com essa força do Catolicismo e conhecer mais sobre a trajetória de fé do santo.

Cachoeira

Cachoeira é considerada a “Capital Baiana da Fé”, possui um rico patrimônio religioso, com destaque para a Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário e o Convento de Santo Antônio. A Lavagem do Bonfim, em janeiro, é uma das maiores festas populares do país, que torna a escadaria da igreja um ponto turístico muito visitado. A cidade é cheia de histórias ligadas à fé e a religião que ajudaram a moldar os costumes locais.

Venha Conhecer a Bahia com a Rota Transportes!

Descubra as belezas naturais, a rica cultura e a culinária deliciosa da Bahia com conforto e segurança!

A Rota Transportes oferece passagens de ônibus para diversas cidades baianas, com tarifas acessíveis e horários flexíveis. Viaje em ônibus modernos e equipados com ar-condicionado, Wi-Fi, poltronas reclináveis e muito mais.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Guia completo de embarque e desembarque: Facilitando sua jornada de ônibus
Next post Descubra os destinos ideais para fretamentos: Entenda sobre