Atitudes que fazem os jovens parecerem pouco profissionais

Com ambições instantâneas para cargos de chefia, alguns jovens cometem erros que podem fechar portas e estagnar uma carreira. Conheça alguns destes erros.

Com a ambição quase instantânea de conquistarem cargos de gerência ou diretoria, os jovens recém formados e inseridos no mercado de trabalho chegam com pressa e com a convicção que já estão prontos para cargos de chefia. Porém, muitas dessas atitudes podem fazer com que este – ao contrário do que pensa – pareça pouco profissional e até mesmo arrogante. Conheça algumas das atitudes que podem fechar portas e estagnar um jovem profissional em sua carreira.

Estar sempre certo

Mesmo que o jovem tenha excelência em suas formações acadêmicas e ideias brilhantes, ele ainda é inexperiente no mercado de trabalho. Ser humilde e aceitar ser ensinado sobre as rotinas laborais por profissionais com mais experiência é fundamental para um jovem que quer obter sucesso profissional. Querer estar sempre certo e ter sempre uma resposta na ponta da língua pode não ser um bom começo e ainda lhe render uma imagem de arrogante. Ouça os conselhos, peça ajuda e questione quando não souber algo. Humildade, ao contrário do que muitos pensam, não passa nem perto de ser um sinônimo de fraqueza.

As atitudes que podem te queimar no ambiente de trabalho

Falta de postura

atitudesnotrabalho

Falar mais do que ouvir, não respeitar as hierarquias e perder a linha diante de algum erro cometido são algumas das faltas gravíssimas que um jovem pode cometer no ambiente de trabalho. Sendo um profissional novato, sua primeira lição é ouvir e aprender com os mais experientes. Escute os conselhos, aliando-os aos seus conhecimentos. Quanto às hierarquias, saber se comunicar é fundamental para desenvolver um bom relacionamento profissional e produzir com qualidade. É importante aprender a se relacionar com todos os níveis hierárquicos de sua empresa, separando o pessoal do profissional e mantendo a postura e respeito.

Como acertar na escolha da roupa para trabalhar

Não aceitar – nem fazer – críticas

Novamente ao redor da questão de humildade, muitos jovens acreditam executar um serviço perfeito, porém, sem levar em consideração padrões da empresa ou mesmo um olhar externo e mais experiente sobre o que está sendo executado. Aceitar críticas é crescer tanto profissionalmente quanto em âmbito pessoal. Escute, questione sobre os pontos negativos e aprenda como melhorar. Por outro lado, com medo de ferir os sentimentos dos colegas de trabalho, muitos jovens também acabam guardando opiniões para si. Desde que a crítica não seja baseada no tópico de “estar sempre certo”, aconselhar e ajudar um colega a progredir é totalmente positivo. 

Dicas para aumentar o seu poder de influência no trabalho

Falta de foco

Fazer tudo ao mesmo tempo e não dedicar um tempo para treinar as novas tarefas designadas a si são algumas atitudes que fazem o jovem perder tempo e oportunidades, seja para uma progressão na carreira como para um novo aprendizado.  Para algumas profissões, é necessário que o novato tire um tempo para estudar e aprender como executar corretamente certas tarefas e tenha os resultados que a empresa espera. Para isso, é essencial que o jovem se organize, se desligue do que não é prioritário e foque-se em um objetivo por vez, para que tudo seja desenvolvido com perfeição.

Dicas para impressionar nas reuniões de trabalho

Comunicação falha

Na era da comunicação, não saber se comunicar está entre os maiores erros dos jovens profissionais. Não ler com cuidado o que lhes é enviado, nunca se desconectar, ter dificuldades em se expressar e trocar telefonemas essenciais por envio de e-mails são erros gravíssimos que podem fechar muitas portas. Saiba apresentar uma proposta, saiba argumentar, redigir um e-mail bem escrito e se comunicar com hierarquias superiores com eficiência e profissionalismo. Estes são pontos que podem ser treinados e aperfeiçoados para que muito conte a favor da sua credibilidade e facilite progressões na carreira.

Dicas para arrasar no primeiro emprego

Falta de planejamento

Saiba onde quer estar até o final do ano e daqui a 10 anos. Atualize-se, esteja sempre estudando e a par de novidades relacionadas a sua área. A falta de planejamento e de ambições positivas pode ser uma maneira de começar a carreira com o pé esquerdo e ficar estagnado por algum tempo. Conheça suas habilidades, aperfeiçoe-as e tome as rédeas, traçando suas metas baseadas no que sabe fazer de melhor.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...