Arquitetura ou Design de Interiores: conheça as diferenças entre as áreas

Arquitetura ou Design de Interiores: conheça as diferenças entre as áreas

Read Time:2 Minute, 26 Second

Apesar de parcialmente semelhantes, a Arquitetura e o Design de Interiores tem algumas diferenças que evidenciam suas características e mostram que as áreas não são parecidas assim.

Para apresentá-las e evidenciar essa diferença, listamos algumas informações sobre ambas áreas e seus respectivos cursos de graduação, confira!

Conhecendo a arquitetura

Curso de graduação

Recomendado para pessoas criativas e com percepções aguçadas, o curso de arquitetura desenvolve profissionais aptos para atuar em edificações, como os alunos de engenharia civil, tornando-os aptos a desenvolver cálculos, projetos e atuar no processo de construção de edifícios.

Durante o curso, o profissional desenvolverá todos os conhecimentos e habilidades necessárias para atuar como arquiteto. Tal fato evidencia que, apesar de ser válido, não existe uma necessidade propriamente dita de que precise saber desenhar, visto que diversas matérias serão voltadas para o desenvolvimento dessa e de outras qualidades.

Área de atuação

Como citado, o formando na faculdade de arquitetura poderá atuar no desenvolvimento de projetos, desenho de plantas, estudo de regiões e soluções para edificações em geral.

Para melhor desempenhar suas funções, apps e sites desenvolvidos por alunos de engenharia da computação também são utilizados, desenvolvidos para auxiliar os profissionais a esboçar seus projetos e facilitar a demonstração para eventuais clientes.

Descobrindo o Design de Interiores

Curso de graduação

Diferente da graduação em arquitetura, o curso de design de interiores forma profissionais capazes de analisar ambientes e otimizarem-no de forma estética, considerando o espaço disponível, iluminação e demais fatores na hora do desenvolvimento de seu projeto.

Na maioria das vezes, o curso é ofertado na modalidade de tecnólogo, afinal, trata-se de uma graduação mais específica, porém igualmente importante. Como base, o aluno deve ter senso crítico, atenção às novidades e tendências do mercado, sempre prezando pela principalmente pela organização e modernização de ambientes.

Mercado de trabalho

Para desenvolver suas funções, os profissionais formados em Design oferecem projetos de decoração, revitalização, organização e melhora na funcionalidade de casas, apartamentos e edifícios em geral.

Além do projeto, o profissional acompanhará seus clientes na compra de produtos, auxiliando-os a alinhar suas expectativas a seu orçamento disponível, aproximando seu sonho de suas possibilidades.

Semelhanças entre as áreas

Talvez, a maior semelhança entre o profissional de Arquitetura e Design de Interiores se faça presente agora, em questão as áreas de atuação. 

Para desempenhar suas funções, ambos profissionais devem desenvolver projetos e atuar de forma continuada; para exemplificar, o profissional formado em design complementa o trabalho do arquiteto, tendo em vista que um edifica e outro decora.

Agora que você já sabe que as áreas, apesar de levemente próximas, tem características que as diferem, identifique qual delas mais te atrai e invista em sua carreira na qual melhor traduzir seu sonho. 

Para te ajudar nessa missão, converse com profissionais ativos e descubra se suas competências realmente são correspondentes às suas pretensões, depois disso, você verá como será mais fácil crescer na sua profissão pretendida!

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cresce a procura por frutas, legumes e verduras durante pandemia: descubra como melhorar imunidade Previous post Cresce a procura por frutas, legumes e verduras durante pandemia: descubra como melhorar imunidade
Direito: conheça as áreas de especialização Next post Direito: conheça as áreas de especialização