10 países onde homens e mulheres se aposentam com a mesma idade

Segundo dados da OCDE, em mais da metade de uma lista de 51 países homens e mulheres se aposentam com a mesma idade.

Um levantamento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aponta que homens e mulheres se aposentam com a mesma idade em diversas partes do mundo. A pesquisa mostra que em 60% das nações é concedida a aposentadoria para ambos os sexos com o mesmo tempo de vida para pessoas que começaram a trabalhar aos 20 anos de idade.

Aposentadoria para homens e mulheres

Entre os países que igualam a idade de aposentadoria para profissionais estão Austrália (65 anos), Bélgica (60), Canadá (65), Dinamarca (65), Finlândia (65), França (61,2), Alemanha (65), Grécia (62), Hungria (62,5), Japão (65), entre outros.

Vale observar contudo que o levantamento é de 2014 e alguns dados podem ter sofrido mudança. Segundo o OCDE, por exemplo, homens e mulheres no Brasil se aposentariam 55 anos, contudo, dados da Previdência Social do início deste ano mostram que a idade média de aposentadoria é de 53 anos para mulheres e de 55,7 para homens.

Aposentadoria no Brasil

Pela regra atual, no Brasil homens e mulheres se aposentam com idades diferentes. Para que tenham a aposentadoria integral, os trabalhadores brasileiros precisam somar sua idade com o tempo de contribuição mínio de 35 anos até completar 95 pontos. Já as mulheres devem precisam de 30 anos de contribuição ou 85 pontos somando este tempo com a idade.

Um dos pontos apontados por especialistas que justificam o menor tempo de contribuição das mulheres é a dupla jornada das profissionais do sexo feminino no ambiente profissional e doméstico e também a remuneração inferior que recebem em relação à recebida pelos homens.

Proposta de mudança no tempo de aposentadoria

O governo de Michel Temer propõem uma idade mínima de aposentadoria para homens e mulhres. Esta proposta faz parte da reforma da Previdência Social e deverá ser enviada ao Congresso Nacional.

Caso a mudança seja aprovada, a nova regra valeria para trabalhadores com menos de 50 anos. Já quem tiver idade superior a 50 anos manteria-se no regime atual de aposentadoria, mas teria que pagar um "pedágio" proporcional ao tempo que falta para a aposentadoria. Mulheres e professores teriam a idade de transição menor, de 45 anos.

Brasil versus outros países

Especialistas afirmam que não é possível comparar o Brasil com outros países como Fança, Finlândia e Suécia, que adotam a igualidade de idade para aposentadoria, pois os indicadores sociais destes lugares são melhores que os brasileiros e altamente positivos.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...