Descubra os aplicativos que mais ocupam espaço no seu Android

Dispositivo lento e superaquecendo. Estas são características de um aparelho em sua capacidade máxima de armazenamento. Saiba quais apps estão causando isso.

Dispositivo lento, superaquecendo e atrasando a sua vida. Estas são algumas das características de um aparelho trabalhando em sua capacidade máxima de armazenamento ou processamento de memória RAM. Seja por excesso de mídias como músicas, vídeos e imagens ou por sobrecarga na memória interna do celular por conta da instalação de aplicativos, uma limpeza pode ser necessária para restaurar o desempenho inicial do aparelho. Diante da última atualização do sistema Android, a versão Marshmallow, muitas pessoas enfrentaram problemas com a capacidade de armazenamento de seus dispositivos, pois esta exigia no mínimo 400 MB da memória interna para sua instalação. Portanto, saiba como descobrir quais são os aplicativos que estão consumindo mais espaço em seu dispositivo.

Como descobrir?

Para os que aderiram à atualização ou aos que apenas querem se livrar de alguns aplicativos ou dados que estão prejudicando o bom funcionamento de seus aparelhos, aí vai um passo a passo bastante simples para descobrir quais são os apps que mais ocupam espaço no seu Android.

1. Vá ao menu principal e acesse “Configurações” ou “Configurar”, dependendo do seu aparelho;

2. Clique na opção “Aplicativos”, situado dentro da seção “Dispositivo” ou “Aparelho”, no caso da Samsung;

3. Para ordenar os aplicativos instalados por ordem de tamanho, clique nas três bolinhas no canto superior direito ou em “Mais” e, em seguida, toque na opção “Ordenar por Tamanho”.

A partir daí, a escolha é sua. Avalie quais aplicativos estão ocupando mais espaço em seu aparelho e, se achar necessário desinstala-lo ou limpar seus dados de armazenamento ou cache, clique no aplicativo escolhido para tal ação e realize a limpeza necessária seguindo as informações fornecidas na tela do app.

Existem outras alternativas

Outra opção também bastante efetiva para liberar espaço na memória interna do seu celular é transferir alguns aplicativos para o cartão SD. Esta ação não é permitida a todos os aplicativos, portanto, os apps da Google ou redes sociais como o Facebook e o Twitter, por exemplo, são alguns que não poderão ser movidos.A opção de mover aplicativos para outro tipo de memória está também disponível na mesma tela em que é possível desinstala-lo ou limpar os dados.

Um outro motivo também pode ser o causador da lentidão: o excesso de arquivos de mídia. Se este é o caso, pense na possibilidade de armazena-los em nuvem utilizando o Google Drive, por exemplo. Desativar o download automático de mídias vindas do WhatsApp também pode te poupar muitos megabytes de vídeos e imagens desnecessárias. 

Com todas essas dicas, finalmente você pode deixar a RAM e a memória interna do seu celular respirarem um pouco e tenha mais liberdade para usufruir de aplicativos e usar o aparelho com fluidez.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...