Aplicativos que mais consomem dados móveis

Descubra quais são os aplicativos que mais consomem dados móveis, quais roubam dados em segundo plano e como economizar e ter megas disponíveis para o mês todo.

Como os pacotes de dados de internet móvel disponíveis no mercado brasileiro estão cheios de restrições de velocidade e de volume de dados, onde os usuários estão tendo que praticar uma verdadeira “dieta digital” para chegar ao fim do mês com megas disponíveis no seu smartphone. Para conseguir economizar na internet, é importante saber quais são os aplicativos que mais consomem dados móveis. Você tem noção do quanto gasta com 10 minutos de navegação no Facebook? E assistir a um vídeo no Youtube, quantos mega gasta? Confira abaixo!

Os aplicativos que mais consomem dados móveis

Segundo uma pesquisa feita pela Ericsson, o Facebook é o primeiro lugar entre os aplicativos que mais consomem dados móveis aqui no Brasil. Na pesquisa que leva em conta todos os países do mundo, a rede social mais famosa do mundo se encontra em 3º lugar no volume de consumo, mas aqui no Brasil nós utilizamos o Facebook muitas vezes por dia e ficamos lá em média 10 minutos a cada acesso, tornando a rede “o vilão” no consumo dos nossos pacotes de dados.

Confira os aplicativos para celular que mais consomem internet por aqui:

  • Facebook – consome 28% dos nossos dados
  • Google Chrome – consome 16%
  • Youtube – consome 15%
  • Whatsapp – consome 13%
  • Instagram – consome 6%
  • Todos os demais aplicativos juntos – consomem 22% dos nossos dados

Essa pesquisa da Ericsson foi realizada antes da chegada da internet 4G aqui no Brasil. Com o aumento da oferta desse tipo de conexão mais potente e a popularização da Netflix, o uso de streaming de vídeos irá aumentar em 45% até 2020. Por isso, cuidado. Como já vimos lá em cima, o consumo de vídeos, principalmente em HD na Netflix, são os que mais consomem dados do seu pacote de internet. Se quiser assistir vídeos no seu smartphone, a melhor sugestão é fazê-lo com acesso à rede Wi-Fi; e caso deseje assistir algo fora do alcance do WiFi, utilize a função Assistir Offline que a Netflix disponibilizou recentemente para alguns títulos do catálogo.

Além desse fator, é importante ressaltar o perigo dos aplicativos que rodam em segundo plano, ou seja, estão consumindo dados sem o conhecimento do usuário. De acordo com levantamento realizado pela Opera Software, entre os maiores vilões estão o Facebook Messenger e o Gmail, que consomem cerca de 73% dos dados totais do app sem que o usuário esteja interagindo com eles. Em seguida, Google Drive, WhatsApp e Hangouts aparecem consumindo 57%, 54% e 39%, respectivamente.

Dieta dos pontos nos aplicativos para celular 

A melhor forma de economizar é tendo consciência do quanto um aplicativo para celular consome da sua internet, veja alguns exemplos:

  • Assistir um trecho de um vídeo de 10 minutos em HD na Netflix = 217 MB
  • Realizar uma videochamada com duração de 5 minutos através do Facebook Messenger = 48 MB
  • Fazer uma videochamada de 5 minutos usando o Snapchat = 41,8 MB
  • Assistir um vídeo no Youtube em baixa qualidade por 15 minutos = 26 MB
  • Ouvir 15 minutos de um podcast no Mixcloud = 18 MB
  • Navegar por 10 minutos na timeline do Facebook com interação (10 curtidas, 10 cliques para visualização de fotos, 1 vídeo de 15 segundos) = 17 MB
  • Navegar por 10 minutos na timeline do Facebook com fotos, mas sem interação = 4 MB
  • Carregar 20 fotos no Instagram = 8 MB
  • Utilizar o Twitter por 5 minutos com interação (2 retuítes, abrir 2 fotos, abrir 3 notícias) = 8 MB
  • Carregar no Google Chrome 3 páginas da internet, ler 6 notícias e fazer 4 buscas = 7MB
  • Conversar no Whatsapp com troca de mensagens de voz e imagens (envio de 4 mensagens de voz, recebimento de 3 mensagens de voz, troca de 5 fotos) = 1MB
  • Conversar no Whatsapp somente com mensagem de texto (20 mensagens de texto trocadas) = entre 5 e 10 KB

Confira 7 dicas para economizar na conta do celular

Aplicativos para celular que ajudam a economizar

Conheça aplicativos para celular disponíveis para todos os tipos de smartphone que te ajudam a controlar os gastos do seu pacote de dados móveis.

  • My Data ManagerEsse aplicativo permite que você estabeleça controle dos seus dados através de alarmes de consumo. Você fornece detalhes do seu pacote de dados (como franquia e se o plano de internet é periódico ou pré-pago), e estabelece limites de consumo da forma como preferir: por dia, por hora, por semana, por aplicativo,etc. Por exemplo: "Avisar quando o consumo atingir 100 MB". É prático, fácil de utilizar e está disponível gratuitamente para Android e IOS.
  • DatawizEsse aplicativo para celular faz uma análise do seu consumo de dados na internet e assim te mostra uma previsão de quanto tempo o seu pacote de internet irá durar. Além disso, o DataWiz permite fazer ligações VoIP (Voz sobre IP) entre usuários do software, funcionando como se fosse um Skype. O aplicativo é gratuito para Android e IOS.
  • Onavo ExtentEsse aplicativo tem uma proposta diferente: ele não te mostra o seu consumo para que você economize, ele reduz o consumo de dados por meio da compressão de arquivos. Em outras palavras, faz com que o seu uso regular consuma menos dados do seu pacote de internet. Segundo a desenvolvedora do aplicativo, eles só não conseguem comprimir aplicações de streaming (como ligações via VoIP ou vídeos do YouTube). O Onavo Extent também divide o consumo do usuário por aplicativos (não permitindo que você extrapole no uso do Facebook, por exemplo).
  • Data Senseesse aplicativo para celular é nativo do Windows Phone e permite economizar no pacote de dados realizando tarefas apenas quando o smartphone está conectado em uma rede Wi-Fi. Desta forma você não gasta seu pacote de dados com a atualização de aplicativos do seu celular.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...