Aplicações do corte a plasma
Com o avanço tecnológico da indústria, o corte a plasma tem sido um dos melhores procedimentos no mercado da usinagem. Seu funcionamento consiste em liberar o calor através de um jato de ar comprimido, que quando entra em contato com o material, realiza a sua separação.
Há diversas vantagens nesse processo, desde a economia de energia até a agilidade de produção. Mas afinal, quais são as finalidades do corte com plasma e suas principais aplicações? Leia até o final para entender.
Ideal para trabalhos precisos
Uma das maiores vantagens do corte a plasma é a sua extrema precisão. Se você necessita cortar um material em uma medida exata e controlada, uma mesa CNC para corte plasma pode atender às suas expectativas. Você define as coordenadas e o sistema comanda o trabalho.
Além da precisão que o corte com plasma pode oferecer, a sua agilidade também é um dos seus pontos fortes. Isso porque não há nada melhor do que um serviço que seja conciso e rápido de executar, não é mesmo?
E se eu não quiser tanta precisão
Ainda assim, o corte de plasma pode ser extremamente eficaz. Aliás, como já frisamos nesse texto, o processo é extremamente ágil.
Os cortes sem precisão, geralmente, são aqueles que você opta quando precisa realizar a separação de um material; suas respectivas medidas não precisam de tanta assertividade, o real objetivo é apenas diminuir o tamanho do objetivo.
Indicado para acabamentos de qualidade
Para cortes de qualidade, a utilização do plasma tem se tornado uma tendência. Esse método de usinagem oferece uma sangria de baixa rugosidade, dispensando a necessidade de demais operações de acabamento e limpeza de rebarbas.
Apesar de a qualidade do corte ser uma característica, não significa que sua aplicação é garantia de eficácia. Tudo depende do modo que você maneja a operação, como a angulação da tocha de plasma, e se os parâmetros de corte estão conformes com o material a ser trabalhado. A verificação da qualidade do fluido de arrefecimento também é importante.
Em quais materiais o corte a plasma pode ser aplicado?
Alumínio, aço inoxidável, ferro fundido, ou qualquer outro material que permita condução de eletricidade por suas moléculas, podem ser utilizados no corte a plasma. As chapas cortadas com o plasma, geralmente, contém uma espessura de até uma polegada, correspondente a 25,4 milímetros.
Há diversas finalidades para os produtos cortados em máquinas de corte a plasma. Como por exemplo: é possível cortar uma chapa de aço inoxidável com o formato do logotipo da sua empresa. O processo será rápido, eficaz e te dará um lindo item à sua fachada.
Average Rating