Tabela de alimentos ricos em ferro

Com uma grande porcentagem da população com deficiência do nutriente, conheça os alimentos ricos em ferro e mude seus hábitos para uma saúde melhor.

Nutriente de origem mineral e essencial para uma série de benefícios ao organismo, os alimentos ricos em ferro são imprescindíveis para uma dieta balanceada, mas ainda tem-se o costume de associar suas propriedades somente mediante o consumo de carnes vermelhas – o que é um mito que vem sendo desmentido aos poucos com uma maior incidência da cultura da alimentação saudável.

Principais alimentos ricos em ferro

De função primordial para uma série de funcionamentos do organismo, bem como a prevenção de doenças, ingerir alimentos ricos em ferro na quantidade certa pode proporcionar imensos benefícios à saúde, além de atuar como auxiliar no controle do colesterol, obesidade e disfunções menstruais.

Entre os benefícios deste nutriente, podemos citar suas principais funções, o que inclui o transporte de oxigênio no organismo; o auxílio na formação de glóbulos brancos; o bom funcionamento do sistema imunológico; produção e manutenção de neurotransmissores cerebrais; atuação como antioxidante e ainda ameniza casos de menstruação em abundância ou hemorragias frequentes.

A ausência deste nutriente do organismo não só deixa de proporcionar tais benefícios citados, mas também pode contribuir para uma série de doenças e sintomas claros de sua deficiência, o que inclui fraqueza, palidez, problemas de concentração, sonolência, palpitação e uma sensação frequente de formigamento nos pés e mãos; associado diretamente ao quadro de anemia.

Sabendo de seus benefícios e limitações que a falta acarreta, conheça alguns dos principais alimentos ricos em ferro, bem como o preço médio destes no mercado atual.

Alimento Preço (Kg)
Fígado Bovino R$ 10,58
Tofu R$ 20,00
Lulas R$ 31,40
Ovo R$ 3,70 (12 un.)
Figo R$ 31,90
Lentilha R$ 11,90
Feijão R$ 12,00
Amêndoas R$ 69,90
Uva Passa R$ 12,90
Pêssego R$ 11,07
Soja R$ 6,20
Carne Bovina (maminha) R$ 27,50

Além destes, ficam os destaques para oleaginosas, cereais, frutos do mar, frutos secos, grãos, pimentão, condimentos como o cominho e a carne vermelha em geral.

Dicas importantes

É importante lembrar que, ainda que existam diversos alimentos ricos em ferro, os de origem animal são os mais facilmente fixados em nosso organismo, sendo estes mais nutritivos para as necessidades humanas. No entanto, diante de dietas vegetarianas – ou veganas – o indivíduo pode optar por ingerir alimentos ricos em ferro juntamente com alguma fonte de Vitamina C, como suco de frutas cítricas, por exemplo. Essa combinação será de grande auxílio ao organismo para que o ferro seja melhor absorvido pelas células do intestino.

Não é recomendada a ingestão de fontes de ferro ou suplementos em combinação com alimentos ricos em cálcio, como é o caso do leite, queijo, iogurtes e outros. Tal ingestão pode contribuir negativamente para a absorção de ambos – cálcio e ferro – no organismo, gerando um conflito de nutrientes.

Ainda que seja muito difícil atingir as taxas diárias recomendadas de ferro apenas com a alimentação, é importante efetuar exames regulares e estar sempre atento para não extrapolar os limites estipulados pela Anvisa, que são de 14mg para adultos e variáveis para crianças de acordo com a idade (podendo ir de 0,27mg a 9mg em idades até 10 anos).

Fique em forma e com saúde como você sempre quis. Veja como é fácil.

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