Saiba como evitar problemas na suspensão de carro

Read Time:2 Minute, 6 Second

A suspensão de carro é uma das partes fundamentais para o bom funcionamento do veículo. É ela quem garante uma boa dirigibilidade, estabilidade e segurança. É por isso que os motoristas devem ter cuidados, para evitar que qualquer problema aconteça.

Mas, afinal, você sabe exatamente o que é a suspensão e qual a sua função? Não se preocupe, vamos contar todos os detalhes e ainda dar dicas para você prevenir os problemas na suspensão.

Para que serve a suspensão de carro?

Como dissemos, a suspensão é um componente essencial para os veículos, pois é responsável pelo contato do carro com o solo. Sendo assim, tem a vital importância de assegurar a sustentação, bem como absorver as irregularidades do terreno em que o veículo está trafegando.

A suspensão é um sistema formado por amortecedores, compostos por uma série de molas, pivôs, buchas e da barra de estabilização. Todos os elementos, que explicamos melhor a seguir, trabalham para que esta parte do carro desempenhe bem o seu papel.

Componentes

  • Amortecedor – são os amortecedores que mantêm o contato das rodas do carro com o solo, estabilizando toda a carroceria. Trata-se de um item responsável pelo controle das vibrações da suspensão e quando está em boas condições, preserva sua vida útil.
  • Molas – fica junto do amortecedor, recebendo o impacto das imperfeições da estrada. Como é maleável, suaviza os movimentos do carro em seu atrito com o solo.
  • Pivô de suspensão e barra estabilizadora – peças da suspensão que fazem a ligação dos elementos da suspensão e têm o papel de dar estabilidade nas curvas durante a aceleração e frenagem do automóvel. Trabalham para realizar o contrapeso e deixar o carro na posição horizontal. Aqui, ainda há outras peças, como a bucha.

Para que serve a suspensão de carro?

Por fim, listamos 5 dicas de situações para evitar, que são capazes de causar danos à suspensão do veículo.

  • Passar em alta velocidade por lombadas, buracos ou imperfeições na via. Isso pode gerar problemas logo após o impacto.
  • Não revisar as autopeças. Componentes desgastados afetam os demais e comprometem o pleno funcionamento da suspensão.
  • Exceder a capacidade de peso do veículo prevista pela montadora, pois o excesso prejudica essa parte do carro. Evite andar com mais pessoas do que o permitido e muitos itens no porta-malas.
  • Não fazer as revisões periódicas, trocas de auto peças e inspecionar o carro após percorrer solos acidentados. O kit revisão carro é uma bela opção.
  • Subir com o carro pelo meio-fio, calçadas ou guias que não sejam rebaixadas.
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Quais são os veículos importados da marca Jeep?
Next post Modelos de bebedouros de coluna