
Granito ou mármore: qual usar em áreas externas?
Na hora de reformar a casa, é importante unir a beleza e a funcionalidade com a qualidade dos materiais escolhidos. Por isso, usar o granito ou o mármore pode ser uma ótima escolha para unir todos esses fatores na obra. Afinal, peças de qualidade duram por muito tempo e proporcionam um resultado único.
No entanto, quando se trata de áreas externas, onde há maior exposição ao Sol e aos fenômenos naturais, você deve escolher com cautela. É importante optar por materiais que terão a resistência necessária para não serem danificados nessas condições.
Para saber escolher entre mármores e granitos em locais abertos é só continuar lendo!
Mármore ou granito?
Para responder a essa pergunta, é importante saber mais sobre esses dois materiais. A pedra de mármore, por exemplo, é composta por calcita e dolomita e sua dureza é 3 na escala Mohs, utilizada para medir a dureza dos materiais.
Já a pedra de granito possui nível entre 6 e 7 nessa mesma escala, pois contém materiais como quartzo e feldspato em sua composição. Assim, a pedra é bastante resistente e possui baixíssima porosidade. Por esse motivo, essa opção costuma ser mais adequada para áreas externas.
Granito: a opção mais resistente
Dito isso, vamos entender melhor porque o granito é ótimo para locais mais expostos e como utilizá-lo nesses ambientes. Em primeiro lugar, sua baixa porosidade impede que a água se infiltre no material. Dessa forma, a sujeira não consegue penetrar na pedra e manchá-la.
Além disso, contratando os serviços de um fornecedor de granito, você garante que o material não será danificado por materiais cortantes. E mais, o granito também suporta muito bem as mudanças de temperatura. Não é à toa que o material é bastante usado em bancadas de cozinhas e pias de banheiros.
Em uma área de churrasqueira mais aberta, por exemplo, você pode optar por usá-lo na bancada do local. Além disso, a pedra também é ótima para revestir as bordas e os pisos das piscinas, dando um toque mais sofisticado ao lugar.
Quero usar o mármore, o que fazer?
Mas se você quiser usar o mármore no seu projeto, saiba que ainda é possível. Para o piso, peça para a marmoraria que o material tenha acabamento jateado para que se torne antiderrapante, perfeito para locais úmidos. Outra dica é escolher modelos com fundo ou veios escuros, para mascarar possíveis manchas.
Além disso, existe a opção de fazer a impermeabilização do mármore. Ela deve ser repetida ao menos uma vez ao ano para que o material dure por mais tempo e continue sempre com seu apelo estético incomparável.
Average Rating