3 temperos para substituir o alho e a cebola
Como o alho e a cebola são um par temperos muitos recorrentes na culinária brasileira que andam lado a lado por serem complementares, muitas pessoas restringem suas receitas a esses dois temperos. No entanto sempre há quem não não se dê muito bem com esses ingredientes, logo, é importante saber como contornar a situação cozinhar algo saboroso mesmo abrindo mão deles.
Felizmente, existem alguns produtos de hortifruti e mercearia bastante comuns e acessíveis que podemos usar para substituí-los sem grandes perdas ou contrastes nos pratos. Afinal, enquanto a cebola traz uma certa acidez, o alho traz um toque salgado e um perfume marcante, o que também encontramos nos seguintes alimentos. Confira!
Alho poró
Apesar do nome, o sabor do alho poró é mais próximo ao da cebola, sendo um bom substituto para a mesma em suas receitas. Essa é uma alternativa que não se distancia muito nem do alho nem da cebola, uma vez que os três e a cebolinha são membros da mesma família e dividem algumas propriedades similares.
Substituindo alho e cebola pelo alho poró em suas receitas, você mantém o cheiro característico de enxofre e diversos dos mesmos benefícios, como a ação anti-inflamatória e antioxidante.
Por outro lado, o alho poró se destaca com um sabor muito delicado e suave ao paladar, especialmente quando cozido, e não marca as mãos com seu cheiro como o alho tradicional faz.
Também podemos contar como uma de suas vantagens um dos seus compostos mais abundantes que é a alcalina que reduz o colesterol, favorece a circulação sanguínea e protege contra lesões.
Cebolinha
Por sua vez, a cebolinha substitui bem tanto o alho quanto a cebola em uma refeição. Ela traz um toque muito semelhante à cebola, mas de forma mais leve e agradável ao paladar quando se come ainda crua.
Apesar de, como muitas ervas e especiarias, se tratar de um alimento delicado, ela agrega à refeição muitas fibras e vitaminas, sendo um tempero potente e muito benéfico para a saúde.
Dica: a cebolinha é ideal para usar em molhos, marinar carnes, temperar massas e patês.
Manjericão
É muito comum usarmos alho como tempero de molhos para massas. Mas, na verdade, essas receitas podem ser reproduzidas facilmente sem a presença de alho e ainda continuarem saborosas. Algumas ervas e especiarias como o manjericão, o orégano e o louro são temperos naturais que agregam muito ao sabor.
Inclusive, a culinária italiana prova isso com o uso protagonista do manjericão em muitas de suas receitas mais famosas, sendo todos pratos bem temperados. Você pode tomar como o exemplo o macarrão ao molho pesto que é feito com manjericão e até mesmo a pizza de marguerita que leva folhas de manjericão para ficar ainda mais saborosa e aromática.
Average Rating